terça-feira, 11 de março de 2008

Breves considerações para adquirir uma Maquina Fotografica Digital

O tamanho do sensor de imagem (CCD) ainda é o elemento de decisão mais importante para a maioria dos compradores de máquinas digitais, principalmente porque a resolução continua a ser um dos principais recursos das câmaras, e os fabricantes conscientes disso, promovem esta especificação acima de todas as outras.
Na dúvida, compro a de maior resolução, e é por isso que quase todos os fabricantes imprimem este número na frente das máquinas.
Mas uma câmara precisa de mais do que alta resolução para produzir fotos de qualidade.
Preste atenção a outras características.
Por exemplo: uma objectiva com um bom zoom óptico e lentes de qualidade é tão ou mais importante que o sensor na produção de uma boa foto, as baterias para que não fique "apeado" quando mais precisa da câmara, uma câmara que se arrasta entre uma foto e outra pode faze-lo perder a melhor acção, e uma câmara grande e pesada talvez passe mais tempo no armário do que no bolso.

Resolução: Crie um bom equilíbrio entre resolução (Mp) e a finalidade dos ficheiros.
Se pretende fazer fotos apenas para enviá-las por e-mail ou coloca-las na Internet, uma câmara com baixa resolução serve.
Se o seu objectivo é fazer impressões de formato 20 x 25cm ou superior com qualidade fotográfica, necessitará, no mínimo, de uma câmara de 5 Mp.
Mas tenha presente que o formato que normalmente imprimia a partir do negativo era 10 x 15, portanto uma máquina com 2 Mp é suficiente para produzir cópias nesse formato com qualidade fotográfica.

Objectiva: Conjuntamente com o sensor é o segundo se não o primeiro elemento mais importante da máquina.
Há no mercado objectivas de mais variadas qualidades, quando escolher, prefira uma objectiva de vidro ou cristal(mais raras e muito mais caras), pois são estas que lhe garantem a qualidade fotográfica que por certo deseja.
As câmaras mais baratas raramente têm objectiva com zoom óptico.
Algumas câmeras de preço mais elevado, oferecem lentes com zoom óptico de 10x.
Estas lentes são óptimas para fotografia de natureza ou desporto, mas precisa de ter mão firme ou um tripé para evitar imagens tremidas nas distâncias extremas de tele.
Atenção aos índices de zoom anunciados – muitos fabricantes combinam zoom óptico, que move a lente para ampliar o tema, com zoom digital, que captura menos pixels e amplia-os.
O zoom óptico oferece todo o benefício da resolução máxima da câmara, aliado à capacidade de se aproximar mais da acção
Quase todas as câmaras oferecem zoom digital, mas o resultado é de fraca qualidade que nem se aproxima da produzida com zoom óptico.
Evite ao máximo a utilização do zoom digital.

Baterias: Há câmaras com os mais variados tipos de bateria: Alcalinas (AAA, AA) recarregáveis ou descartáveis, de Lítio, de Níquel (NiMH) recarregáveis, etc.
Prefira câmaras com baterias recarregáveis do tipo NiMH, são as mais duráveis e com maior capacidade de utilização, a capacidade da bateria é expressa em mAh (miliampere/hora), quanto maior o n.º maior a capacidade, uma bateria de 2.500 mAh dura bastante mais que uma de 1.250 mAh.
Na eventualidade de utilizar câmaras com baterias do tipo AA, prefira sempre baterias recarregáveis, o custo de baterias descartáveis aumenta com o decorrer do tempo, para além de ser mais prejudicial para o ambiente.

Ecrã LCD: Um bom ecrã LCD é essencial para que saiba se tem a imagem que queria, além de indicar se ela foi convenientemente exposta.
A qualidade do ecrã de cristal líquido variam imenso: alguns ficam difíceis de visualizar sob a luz do sol ou geram imagens granuladas sobre iluminação fraca, ou a imagem pode muda se inclina a câmara ligeiramente.
Se for possível, experimente a câmara em diferentes condições de luz antes de a comprar.

Armazenamento: Na resolução máxima, uma câmara de 2 Mp armazena 8 a 10 imagens num cartão de 16 MB.
O capacidade do cartão de memória que acompanha a máquina não é determinante, pois quase de certeza terá que comprar mais cartões (a menos que esteja disposto a transferir as suas imagens, de cada vez que faz “meia dúzia” de fotos).
De alguma importância é a memória interna da máquina, que o pode “salvar”, no caso de por exemplo ter ficado no meio do campo com os cartões cheios e estar ali a imagem que queria. Verifique também o tempo que a máquina demora a “escrever” um ficheiro, tempos de gravação mais baixos, libertam-lhe a máquina mais rapidamente para que possa continuar a fotografar.

Focagem: Para close-up ou situações em que a câmara não consegue fixar o foco, o focagem manual é uma ajuda preciosa.
As câmaras de baixo gama raramente tem focagem manual ou tem apenas a focagem em passos, que permite escolher unicamente as distâncias predeterminadas. Algumas câmaras têm luzes auxiliares que ajudam a focar em situações de fraca iluminação. Isso é muito importante quando fotografa sobre condições de luz fraca.

Tamanho, peso e design: Para alguns usuários, o peso de uma câmara e se ela cabe no bolso talvez sejam factores mais importantes do que a resolução.

Câmaras pequenas são convenientes, mas costumam ter mostradores e botões pequenos, tornando-se penoso mudar configurações.