segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Composição básica.As linhas de terço e os pontos áureos

Ao dividir o rectângulo do visor (e da imagem) em três partes horizontais e três verticais, obtêm-se as chamadas linhas de terço. O cruzamento dessas linhas definem pontos fundamentais da composição harmoniosa. Veja como: Experimente fotografar um pôr-do-sol, posicionando o astro num dos 4 pontos áureos (o cruzamento das linhas de terço). Em contrapartida, posicione-o no centro do fotograma, como todo mundo faz. Compare as duas composições. Na primeira, o quadro passa a ser visto na totalidade. Na segunda, como o Sol se encontra ao centro da composição, seus olhos se concentram nele, deixando em segundo plano o restante dos elementos. Ao dividir um espaço exactamente ao meio, você está criando dois espaços.
Céu, de um lado.Mar, de outro. Nada contra, se essa for a intenção, mas a "leitura" da imagem será a de dois momentos diferentes, que não interagem. Ao optar pela linha de terço inferior, você dá uma sensação de amplitude ao quadro, amplitude revestida de tranquilidade. A mesma tranquilidade que sentimos ao depositar nossos olhos na linha do horizonte. Importante: a parte superior do quadro está integrada à parte inferior, criando uma sensação de equilíbrio. A mesma coisa acontece ao se escolher a linha de terço superior. A diferença é que, colocando-se o motivo básico do quadro nos 2/3 inferiores, a sensação é a de proximidade, grandiosidade, dramaticidade até.

Veja um outro exemplo de harmonia na composição
Atenção redobrada com os fundos de sua foto. Eles têm de ser neutros para não se confundirem com o motivo em primeiro plano.
Aproxime-se do motivo
Não se deixe levar pela beleza do ambiente, se o objectivo é registar um detalhe ou uma pessoa. Aproxime-se do motivo desejado. A maioria das fotos de iniciantes peca por deixar o motivo (normalmente um grupo de pessoas) muito longe da objectiva.
Utilize as linhas da perspectiva
Suas fotos vão ganhar impacto e profundidades e você valorizar a perspectiva, ou seja, as linhas e pontos de fuga.
Valorize o motivo principal, compondo-o com fundos em perspectiva

Escolha o ângulo que dê a melhor perspectiva e posicione figuras humanas à frente, em close, como referência que valoriza ainda mais a profundidade.

Cuidado com sombras "duras"

A melhor luz natural para se obter boas fotos é a da manhã e a do cair da tarde. O meio-dia, quando o Sol está a pino, é a pior hora porque a diferença entre os claros e escuros, ou seja, o contraste, fica muito acentuado. Como consequência, os rostos humanos, por exemplo, ficam com sombras muito duras e desagradáveis.

Escolha a direcção certa da luz
Os raios de sol mais inclinados (manhã e tarde), como você já viu, produzem luzes mais suaves. Veja agora como a direcção da luz sobre o motivo altera profundamente o efeito sobre a imagem. Na luz frontal, que ilumina o motivo, deixando-o brilhante, o sol deve ficar atrás de quem fotografa. No contraluz, quando se deseja criar apenas silhuetas do motivo, o Sol deve ficar atrás do motivo.
Fuja do lugar comum
Não se deixe contaminar pelo pôr-do-sol, achando que basta fotografá-lo para capturar toda a sua beleza.Lembre-se de que, diante do motivo, todos os seus sentidos estão em acção: você sente o vento, os odores, tem noção clara de profundidade. Na foto nada disso é percebido. Por isso, procure ângulos diferentes. Experimente várias posições e opte por aquela que melhor traduz o que você está sentindo.
Dê movimento à sua imagem
Apesar de ser um espaço bidimensional (sem profundidade) e estático, a foto pode transmitir a sensação de movimento. Ao fotografar um objeto em movimento – um carro ou um ciclista, por exemplo –, enquadre-o no extremo oposto ao sentido de sua direcção, de maneira a fazê-lo entrar na imagem e não sair dela.
Dias nublados dão excelentes fotos
A luz filtrada pelas nuvens é excelente, quando o motivo apresenta contraste natural muito acentuado, porque ela suaviza esse contraste, criando efeitos surpreendentes. Experimente fotografar prédios ou árvores em dias bem nublados e até mesmo com neblina.

Evite o famoso "Olha o passarinho"
As melhores fotos de pessoas, principalmente de crianças, são feitas quando elas não estão fazendo pose. A maioria das pessoas perde a naturalidade diante de uma câmera. Portanto, fotografe-as quando estão entretidas em suas actividades naturais.