terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CARROS ALEGÓRICOS NO DESFILE DO CARNAVAL DE LOULÉ 2008


CARRO Nº1 - "O ZÉ NA PRENSA"
Carro alegórico que tem como base duas figuras gigantescas: o Zé Povinho, símbolo do povo português, a ser prensado pelo Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, até ao último cêntimo, com todos os impostos e outras restrições económicas.

CARRO Nº 2 - "O PALHAÇO E A BOLA COLORIDA"
Em todo o mundo há palhaços e essa figura que este carro quer homenagear. Um enorme palhaço segura numa bola colorida, e é empurrado por quatro tripulantes vestidos de palhaços.

É um carro cheio de cor e da magia circense.

CARRO Nº3 - "ALEGORIA DE ÍNDIOS"
A Amazónia, pulmão do Mundo, está representada no Carnaval de Loulé 2008 num carro que integra um grupo de tripulantes envergando as vestes dos Índios Xingu, uma tribo da Amazónia, bem como as pinturas faciais e corporais destes indígenas. O carro representa a comunidade brasileira.

CARRO Nº4 - "DIVINDADE INDIANA"
O povo indiano também vai ter a sua representação com um carro que tem como figura central Ganesha, uma das mais conhecidas e veneradas divindades do Hinduísmo. Trata-se de uma figura sentada, com uma perna levantada e curvada por cima de outra, com uma grande barriga, quatro braços, com corpo humano e cabeça de elefante. Os motivos decorativos deste carro são inspirados no Templo de Lótus, um dos ex-líbris da cidade de Nova Deli, e as cores fortes como o dourado ou o vermelho espelham bem a cultura indiana.


CARRO Nº5 - "COMUNIDADE CHINESA"
A cultura chinesa vai estar presente no Carnaval de Loulé num carro alegórico com a figura gigantesca de um dragão. Debaixo de uma das tradicionais casas chinesas vão estar os tripulantes, vestidos a rigor e ostentando os leques pintados, com a parte de cima em plumas vermelhas. Atrás deste carro segue um grupo de dragões.


CARRO Nº6 - "PÁSSARO DE FOGO: ALEGORIA BRASILEIRA"
Carro alegórico com uma ave gigantesca policromática com cores fortes, a ser tripulado por uma das escolas de samba que participam no corso. Mais uma das representações de terras de Vera Cruz.


CARRO Nº7 - "CARNAVAL DE VENEZA"
O célebre Carnaval de Veneza, um dos mais famosos do mundo, vai ter a sua representação num carro alegórico marcado pelo luxo e glamour das máscaras venezianas.


CARRO Nº8 - "A BANDA PLÁSTICA DE BARCELOS"
A alegria contagiante da "Banda Plástica de Barcelos" vai animar um dos carros alegóricos, bem representativo de Portugal, em que o famoso Galo de Barcelos, símbolo nacional, vai ser o principal motivo de decoração. A banda actua num típico coreto instalado na parte central deste carro.


CARRO Nº9 - "O CIRCO "
Este carro integra vários tripulantes vestidos de palhaços, e que trazem a esta festa de Carnaval todo o colorido do circo.


CARRO Nº 10 - "O AUTOCARRO DOS FAMOSOS"
Gilberto Madaíl, Luís Figo e Jorge Nuno Pinto da Costa são alguns dos famosos que viajam neste autocarro, juntamente com alguns porcos e galinhas, e que tem como destino a "Reforma".


CARRO Nº11 - "ARCA DE NOÉ - A CONTINUAÇÃO DAS GENTES CARNAVALESCAS"
Este carro alegórico é uma verdadeira arca liderada por Noé e onde coabitam casais de animais como girafas, elefantes, zebras ou veados. A Arca de Noé, enquanto sinónimo da continuação das espécies, simboliza aqui a continuação de todos aqueles que fazem e vivem o Carnaval.


CARRO Nº12 - "JARDIM PRIMAVERA"
Este carro simboliza o verdadeiro Jardim do Éden, com bonecos de Adão e Eva, no meio de muitas flores e de uma natureza verdejante. O carro irá integrar a comunidade de Leste que, deste modo, também vai estar representada no corso.


CARRO Nº13 - "O EGIPTO"
Uma das mais antigas civilizações - o Egipto - vai ser uma das atracções do Carnaval de Loulé, com um carro onde as magnânimes Pirâmides de Gizé e os Faraós vão ser recriados em bonecos de grandes dimensões.


CARRO Nº14 - "O ANÍBAL ESTICA ORELHAS"
Neste carro, o Presidente da República, Cavaco Silva, é o Rei do Carnaval e no alto do seu trono, está a dar um puxão de orelhas ao Primeiro-Ministro, José Sócrates, e ao Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush., como forma de repreensão pelo mau comportamento de ambos.


CARRO Nº15 - "ÁFRICA - ALEGORIA AFRICANA"


CARRO Nº16 - "A BRINCADEIRA DO SAMBA"


CARRO Nº17 - "OS ARDINAS E OS JORNAIS"

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Minha sentida Homenagem ao Luis Francês

Foi com surpresa que hoje recebi a notícia, que o Luís Francês como a malta o conhecia, tinha falecido.
Poucos dias antes tinha feito umas fotografias nos armazéns onde se fabricam os carros do Carnaval de Loulé, e o Luís estava lá a fazer um trabalho de um boneco dos carros em esferovite e eu fiz algumas fotografias a ele em pleno trabalho artístico e tinha prometido a ele que lhe oferecia as referidas fotos.
Como não me foi possível entregar as fotos porque o destino assim não o quis, aqui fica a minha sincera homenagem ao Luís.

Um dia a gente se encontra amigo.

Descansa em Paz onde quer que tu estejas.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Carnaval de Loulé " Do Mundo para Loulé "


Do Mundo para Loulé" vai ser o mote para o desfile de Carnaval de Loulé 2008, que decorre nos dias 3, 4 e 5 de Fevereiro, e que vai ter como convidada especial a nadadora, actriz e modelo Diana Chaves.
Para a noite de segunda-feira, a grande atracção vaio ser o cantor José Cid, que vai animar o Baile da Comissão.
Na Avenida José da Costa Mealha vão desfilar 17 carros alegóricos cuja decoração foi inspirada em vários países e culturas de todo o mundo.
Do Egipto à China, passando pela Índia, Brasil, países africanos e, é claro, Portugal, o corso louletano vai transformar-se num verdadeiro globo, onde não faltará a cor, música e alegria dos foliões.
Mas a grande estrela do desfile vai ser mesmo Diana Chaves, uma das figuras mais mediáticas da actualidade.
Das piscinas do Algés e Dafundo para o grande ecrã, a jovem tornou-se conhecida com a sua participação no reality show "A Primeira Companhia".
A partir daí começou a trabalhar em televisão, fazendo parte do elenco da série "Morangos com Açúcar".
Tem participado em vários desfiles de moda e sessões fotográficas e é presença assídua nas revistas cor-de-rosa.
Para animar a festa louletana integram ainda o desfile a "Banda Plástica de Barcelos", os "Sempre Prontos", a "Escola de Samba da Abrigada", o grupo "Os Nossos Olharapos", o "Grupo de Forcados de Loulé" e os "Batuque Samba Show" com as suas bailarinas "despidas a rigor" que vão fazer furor com o seu samba no pé.
A tradicional Batalha das Flores volta a estar em destaque, com a distribuição de muitas flores, confettis e rebuçados pelos espectadores.
A organização prevê que durante os três dias das festividades o número de entradas no Carnaval ultrapasse as 100 mil pessoas naquele que é considerado o mais antigo corso do país, e que celebra este ano o 102º aniversário.

O preço das entradas é de 2 euros.

Baile da Comissão e outras iniciativas

Como complemento do desfile de Carnaval, vão ter lugar várias actividades na cidade de Loulé e um pouco por todo o Município.
Do desporto, à cultura, até acções dirigidas aos idosos e às crianças, pretende-se envolver toda a comunidade no mais importante evento concelhio.
O tradicional Baile da Comissão no "Palácio do NERA", na Zona Industrial de Loulé, tem lugar na segunda-feira à noite, a partir das 21h00.
Trata-se da recuperação de uma antiga tradição da sociedade louletana, retomada há poucos anos, e que contará este ano com a actuação de José Cidade & a Big Band que farão a animação musical do recinto.
Depois de vários anos de interregno na sua carreira, o músico que se tornou famoso durante os anos 80 regressou em força aos palcos portugueses e vai estar em Loulé para recordar alguns dos temas que permanecem na memória de todos nós como "Um Grande, Grande Amor", "Na Cabana junto à Praia", "Como o Macaco Gosta de Banana", "A Lenda de El-Rei D. Sebastião" ou "Ontem, Hoje e Amanhã".
A entrada para o Baile é de 15 euros.

No sábado á tarde, a partir das 16h00, no Salão de Festas de Loulé, é a vez dos idosos do Concelho participarem no Baile de Carnaval Sénior.
Para os mais novos, o desfile de Carnaval Infantil tem lugar este ano ao sábado à tarde, dia 2 de Fevereiro, com os alunos do ensino básico e jardins-de-infância das escolas da rede pública e privada do Concelho a desfilarem na Avenida José da Costa Mealha.
Para alegrar as crianças, algumas personagens infantis como o Noddy, o Bob O Construtor e a "Sósia Txikitita" vão marcar presença neste mini-corso.
É também aos mais novos que se destina a Oficina de Máscaras e Entronchos, levada a cabo entre 2 e 5 de Fevereiro, das 10h00 às 13h00, na sala anexa ao Museu Municipal de Loulé.
Outras das actividades culturais integradas nesta festividade é o Concerto de Carnaval pela Orquestra do Algarve, que decorre no Cine-Teatro Louletano, no dia 2, sábado, a partir das 21h30.

O preço das entradas é de 8,5 euros.

Em termos das actividades desportivas, na Terça-Feira de Entrudo, a partir das 10h00, tem lugar a 5ª Prova Internacional de Velocidade em Patinagem, que decorre na Avenida José da Costa Mealha.
O CIMAV promove, na Marina de Vilamoura, a 34ª Semana internacional de Vela de Carnaval, entre os dias 2 e 9 de Fevereiro.
Por último, neste período carnavalesco, realiza-se, entre 2 e 10 de Fevereiro, na Academia de Ténis de Vale do Lobo, o "Vale do Lobo Ladies Open", uma prova internacional a contar para o ranking WTA .

Loulé conquistou o Prémio Turismo de Portugal, na categoria Cidades, atribuído pelo Turismo de Portugal

O Mercado Municipal de Loulé, S.A.,foi concluído em Fevereiro de 2007, um ano antes do centenário da área histórica do Mercado de Loulé, que se celebra no próximo mês de Junho.
A intervenção visou a valorização de um espaço visitado por milhares de turistas, a defesa do património histórico e a criação de condições para a sua utilização, contribuindo para promover os produtos tradicionais da região algarvia e para a afirmação deste espaço como local de animação e divulgação cultural.
O projecto envolveu a criação de dois torreões na zona sul, a reabilitação das fachadas, remodelação das estruturas metálicas e melhoramentos das condições de funcionamento nas zonas de venda e nas redes técnicas do mercado.
Os Prémios Turismo de Portugal visam estimular a implementação de iniciativas que qualifiquem a oferta turística, promover a inovação no turismo, divulgar as melhores acções no sector e posicionar Portugal como destino de excelência.